A segurança é uma preocupação universal nos tempos modernos. E é também um dos principais motivos para que as pessoas optem por viver em apartamentos, pois a vida em comunidade oferece mais conforto e sensação de segurança do que quando se vive sozinho(a) em uma casa.

Vivendo em um prédio você tem vizinhos que podem agir em socorro ou pedir ajuda, quando algo acontece. Mas mesmo assim, existem algumas ações que podem ser tomadas para maximizar a segurança do seu prédio. Confira:

 

1 – Poder ver quem está chamando no interfone

Potenciais invasores, pessoas indesejadas ou visitas proibidas, todos esses podem ser facilmente percebidos e evitados com um sistema de interfone que possua câmera, permitindo o morador ver quem está chamando.

 

2 – Controle de acesso

É praticamente impossível que um morador, ou mesmo sindico conheça todas as visitas dos vizinhos, que saiba quando alguém pediu ou não uma entrega de comida no meio da noite, ou quando determinada pessoa com a qual cruzar no corredor não é mais bem-vinda. Com um controle rígido de acesso no prédio, o morador não precisa se preocupar com isso, pois pode ter certeza que existe uma equipe monitorando o acesso 24h por dia.

 

3 – Monitorar a garagem

A garagem tende a ser o ponto mais vulnerável de acesso a um prédio. Um bandido escondido nas proximidades pode muito bem aproveitar a entrada ou saída de um morador para conseguir acessar o prédio. Com um monitoramento eletrônico essa fragilidade pode ser facilmente suprimida.

 

4 – Acesso a um sistema de alerta

Vamos supor que um bandido conseguiu acessar a garagem, ou quem sabe está tentando fazer um morador como refém, para acessar o prédio. A pessoa que está sob a mira de uma arma dificilmente terá alguma opção de segurança. Mas isso pode ser remediado com um sistema de alerta, um “botão de pânico” silencioso no celular, o qual chama a atenção imediata de uma equipe de segurança.

 

5 – Gerenciamento de informação

É quase impossível realizar um gerenciamento de informação adequado manualmente. E quando é feito, como em prédios comerciais, é um incômodo para os visitantes, ser recebido, oferecer a identidade para ser escaneada, receber cartão magnético, passar por catraca… E leva tempo!

Com uma portaria baseada em um sistema de câmeras, isso tudo é realizado sem as dificuldades e ainda mantém-se um registro de acessos de pessoas, com horários e datas, caso essa informação seja necessária.