MONITORAMENTO POR CÂMERA NAS ESCOLAS: ENTENDA A IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS

Os recentes ataques e ameaças em escolas e creches do Brasil têm deixado os professores, estudantes e pais com bastante medo. Afinal, essas circunstâncias que eram raras em sala de aula estão se tornando mais recorrentes, evidenciando a importância do monitoramento por câmera nas escolas. 

Para saber mais sobre o tema e entender como é possível proteger os alunos, professores e demais colaboradores, continue lendo e confira nossas dicas.

IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO NAS ESCOLAS 

As escolas são locais amplos e bastante movimentados, o que pode provocar diversos comportamentos que causam insegurança e dificultam o controle de ações violentas e perigosas. Assim, com o aumento da violência, é fundamental compreender os riscos internos e externos, pois só assim é possível se proteger com mais eficácia. 

Nesse contexto, o sistema de monitoramento por câmera é importante por ser a forma mais garantida de manter a segurança em um espaço, auxiliando as escolas a: 

  • Deter crimes e comportamentos inadequados, como bullying e violência escolar;
  • Reduzir o tempo de resposta a eventuais emergências que possam ocorrer na instituição;  
  • Manter os pais mais tranquilos por terem escolhido um local onde a integridade das crianças e jovens é encarada como prioridade. 

VANTAGENS DO MONITORAMENTO POR CÂMERA NAS ESCOLAS

Com um sistema de vigilância integrado a uma central de monitoramento, com profissionais treinados para respostas imediatas e fiscalização 24 horas por dia, as escolas garantem muito mais benefícios em todas as situações.

  1. Intimidação 

As câmeras ajudam a coibir diversas ações, como bullying, agressões físicas e até o uso de substâncias impróprias ou ilícitas, ajudando a manter o ambiente saudável e harmônico. 

  1. Registro de provas 


O armazenamento de dados possibilita o acesso às imagens das câmeras, garantindo o andamento mais rápido das investigações em casos de infração criminal, além de reduzir reincidências e problemas para a direção da escola ou danos para os alunos.


No entanto, é preciso ficar atento! A lei só considera as provas produzidas pelas câmeras caso os alunos, pais e colaboradores saibam da existência delas e desde que elas não estejam instaladas em áreas reservadas, como o banheiro.

  1. Maior controle interno e externo

As câmeras de vigilância devem ser instaladas de forma estratégica, o que inclui as áreas internas e externas. Nos portões de entrada e saída, elas devem ser direcionadas para a rua para registrar movimentações estranhas ou presenças suspeitas. Já dentro da escola, elas garantem que as crianças e adolescentes estarão mais protegidas, tanto em relação a sua integridade física quanto aos seus pertences.

  1. Segurança patrimonial 

O monitoramento por câmera nas escolas também é importante para a segurança do patrimônio. Afinal, a vigilância oferece mais proteção aos pertences de quem frequenta esse local, além de reduzir a exposição de materiais e equipamentos a vandalismos e furtos.  

SEGURANÇA NAS ESCOLAS É COM A NEW LINE 

A New Line utiliza a tecnologia para desenvolver soluções de segurança que garantam o bem-estar e a tranquilidade de toda a sociedade. Por isso, oferece um sistema completo para o monitoramento da sua instituição.  

Fale com nossa equipe pelo Whatsapp e solicite um orçamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top